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Carlos Clay
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Perguntas mais frequentes:


1 - Como funciona a forma de consulta no sistema?

Para qualquer consulta no sistema existe uma janela padronizada onde a pessoa poderá escolher a sua maneira.

2 - Como cadastrar Clientes?

A janela que cadastra Clientes, pode-se cadastrar qualquer pessoa inclusive Fornecedores, Vendedores, etc. Para acessar o cadastro de Pessoas clique no menu principal "Cadastros / Pessoas" escolha Pessoa Física ou Juridica. Ao cadastrar a pessoa, habilite-o como Cliente.

3 - É possível emitir boleto bancário no sistema?

Sim, o sistema emite boleto bancário via web. Isso quer dizer que temos servidor próprio na internet que faz isso sem custo adicional. Inclusive além de gerar o boleto é possível enviar um e-mail para o cliente com o link do boleto. Basta informar-nos o Banco para configurarmos de acordo com os procedimentos da sua agência bancária.

4 - O sistema emite Nota Fiscal eletrônica (NFe)?

Sim, o sistema emite Nota Fiscal eletrônica. Lembrando que para emitir NFe a empresa deve obter um certificado A1 ou A3.

5 - Quando efetuo a emissão da NFe está saindo a CFOP 5102 no produto, como faço para mudar para 5101?

Entre no cadastro de grupo de CFOP, localize o grupo CFOP COMPRA E VENDA COMUM e modifique o código no campo CFOP Venda. Para acessar o cadastro de grupo vá ao menu da tela principal / Cadastros / Mercadorias / Grupo de CFOP.

6 - O sistema emite Cupom Fiscal?

Sim, o sistema tem o módulo de ECF para impressoras Bematech e Daruma. Caso a sua impressora seja de outra marca, poderemos configurá-la.

7 - Ordem de Serviços, o sistema tem?

Sim, há vários estilos de O.S. para: Controle de oficinas de eletrônica (Emite Laudo Técnico); Controle de oficina mecânica de veículos; Serviços externos; ou Simplificada.

8 - Como acessar o cadastro de Formas de pagamento?

Clique no menu da tela principal em "Cadastros / Financeiro / Formas de pagamento".

9 - Como acessar cadastro de Planos de pagamento?

Clique no menu da tela principal em "Cadastros / Financeiro / Planos de pagamento".

10 - Qual a diferença entre Planos de pagamento e Formas de pagamento?

No cadastro de Planos de pagamento informa-se A vista ou 30 dias ou 30/60 dias ou 30/60/90 com entrada... Já o cadastro de Formas de pagamento informa-se Dinheiro, Cheque, Cartão, Duplicata e assim por diante.

11 - Quando devo cadastrar cheques de clientes no sistema?

Ao aprovar uma venda na movimentação do caixa, caso a forma de pagamento seja CHEQUE, aparecerá uma janela para digitar os dados do mesmo. Depois será possível consultar o cheque em outra janela no sistema (Financeiro / Demonstrativo de cheques)

12 - Como fazer liberação de crédito para o cliente?

No menu principal do sistema vá em Financeiro / Liberação de crédito. A liberação de crédito é feita por forma de pagamento, pois se o cliente for cadastrado para comprar somente com cheque ele não poderá comprar com Duplicata conforme pode ser incluido na liberação. Lembrando que a liberação de crédito pode ser desabilitada de acordo com a forma de pagamento.

13 - No cadastro de produtos não tem o campo para colocar a quantidade, aonde eu informo a quantidade?

O cadastro de produto é apenas um cadastro, a quantidade do estoque é um processo e não um cadastro. Nesse caso, o sistema tem uma janela de atualização do início estoque (inventário) que não precisa ser atualizada na mesma hora que cadastra o produto. Somente depois ao fazer o balanço na loja é que efetua tal procedimento.

14 - O sistema controla vencimento de produtos?

Não, para quem deseja fazer um controle de vencimento de produtos, basta cadastrar um produto discriminando o número do lote com seu respectivo vencimento.

15 - Como o sistema SGE funciona em restaurantes?

O SGE funciona de vários modos, com micro-terminal interligado com a balança, com micro-terminal sem fio ou com tela touchscreen para garçõns.

16 - Qual banco de dados o SGE utiliza?

O nosso sistema utiliza o banco de dados MySql 5.

17 - Existe Folha de pagamento no sistema?

Sim, o sistema tem um módulo simplificado de Folha de pagamento onde pode-se controlar adiantamento salarial, despesas, emitir extrato do funcionário e imprimir recibo.

18 - Há algum módulo especifico para o ramo de Materiais de Contrução?

Sim. O sistema tem um controle de entrega, além disso o sistema controla os produtos a retirar. Isto é, o cliente pode comprar a mercadoria e tirar aos poucos.

19 - O sistema funciona somente para Micro e Pequena Empresa?

Não. O sistema SGE funciona para qualquer modalidade no ramo empresarial seja SIMPLES NACIONAL, LUCRO PRESUMIDO OU LUCRO REAL.

20 - O Sistema Restaura uma NFe de um fornecedor?

Sim, o sistema conecta no portal da Receita Federal e recebe os dados da nota para incluir no banco de dados.

 


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